terça-feira, 4 de agosto de 2009


O que é Ecologia ?





A palavra “Ecologia” pode ser entendido como o estudo da nossa natureza ou o estudo do ambiente. Em outras palavras, a Ecologia é o estudo das interações dos seres vivos entre si e com o meio que os cercam. Deste modo, a Ecologia estuda os seres vivos acima do nível do organismo individual. Ela estuda, portanto, a população, a comunidade, o ecossistema e a biosfera, estando presentes neste meio os fatores químicos, físicos e biológicos. Esta é a nossa Ecologia!
Qual a sua importância?
A importância da Ecologia é para entendermos que nenhum organismo, sendo ele uma bactéria, um fungo, uma alga, uma árvore, um verme, um inseto, uma ave ou o homem, pode existir sem interagir com outros ou com ambiente físico no qual ele se encontra. A Ecologia se preocupa com a preservação e a conservação dos recursos naturais e o respeito a natureza.


Biodiversidade:

Para saber o que é a biodiversidade, consideramos em dois níveis diferentes: todas as formas de vida, como os genes contidos em cada indivíduo, e as relações, ou ecossistemas, na qual a existência de uma espécie afeta diretamente outros.A diversidade biológica está presente em todo lugar: nos desertos, nas tundras congeladas ou nas fontes de água sulfurosas. A diversidade genética possibilitou a vida nos mais diversos pontos do planeta. As plantas, por exemplo, estão no Centro dos ecossistemas. Como elas florescem com mais intensidade nas áreas úmidas e quentes, a maior diversidade é detectada nos trópicos, no o caso da Amazônia e sua vegetação.


Biopirataria:


De modo geral, biopirataria significa a apropriação de conhecimento e de recursos genéticos de comunidades de agricultores e comunidades indígenas por indivíduos ou por instituições que procuram o controle exclusivo do monopólio sobre estes recursos e conhecimentos.. Biopirataria consiste no ato de aceder a ou transferir recurso genético (animal ou vegetal) e conhecimento tradicional associado à biodiversidade, sem a expressa autorização do Estado de onde fora extraído o recurso ou da comunidade tradicional que desenvolveu e manteve determinado conhecimento ao longo do tempo. A biopirataria envolve ainda a não-repartição justa e eqüitativa - entre Estados, corporações e comunidades tradicionais - dos recursos advindos da exploração comercial ou não dos recursos e conhecimentos transferidos.*

Nenhum comentário:

Postar um comentário